segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Projeto O resgate do brincar: brincando também se aprende.

1.Título

            O resgate do brincar: brincando também se aprende.

2. Apresentação:

                O presente projeto visa delinear a proposta de trabalho a ser realizada com nossos alunos do 1º e 2º Ciclos de Aprendizagem, no que tange aos aspectos lúdicos e de recreação de nossa escola, durante o decorrer deste ano letivo de 2011.
                Nesse projeto procuraremos resgatar as brincadeiras de ruas, isto é as brincadeiras de ontem, hoje e criaremos brincadeiras também, sempre observando e direcionando os aspectos psicomotores a desenvolver. Pois, entendemos que o brincar na escola, deva ser diferente do brincar na rua, sendo que a professora deve utilizar a brincadeira como recurso, orientando esse brincar, visando atingir os objetivos educacionais.

           
3. Justificativa:

              Em nossos dias vemos a maioria das crianças dentro de casa fixadas em vídeo games ,jogos eletrônicos, computadores .As brincadeiras bem mais criativas e divertidas estão sendo esquecidas ao longo do tempo .Hoje quase não vemos brincadeiras como bolinha de gude ,pega-pega ,roda pião, pipa ,pular cordas ,etc.
              A tecnologia e a violência restringem as crianças de saírem para fora de casa brincar ,ficando assim cada dia mais sedentário e sozinhos.
A brincadeira educa e deseduca, escraviza e liberta os gestos, as atitudes de amizade, de partilha, de solidariedade ,de serviço, de justiça e de atenção aos mais fracos.
              Também é possível identificar as atitudes egoístas, gestos que revelam o espírito de ambição, de competição, atitudes de dominação, de idéias e expressões machistas, racistas, de marginalização, de exploração, de violência... brincadeiras também serão relembradas por membros de suas famílias, pela comunidade e realizadas por seus colegas da turma.
              Pensando nisto resolvemos aliar a informática para a pesquisa e resgate das brincadeiras antigas, já que contribuirão para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual dos alunos. Estas brincadeiras também serão relembradas por membros de suas famílias, pela comunidade e realizadas por seus colegas de turma. Queremos sensibilizá-los para os elementos que cada brincadeira oferece para a reflexão:  concentração ,respeito ,criatividade auto-estima ,atenção à saúde entre muitos outros.


4.Objetivos:

·        Educar para a solidariedade, para o respeito e para a cooperação;
·        Reconhecer semelhanças e diferenças das crianças de hoje e de outros tempos;
·        Identificar o cotidiano de uma crianças nos tempos atuais;
·        Pesquisa com as crianças quais brincadeiras mais gostam;
·        Resgatar as brincadeiras de antigamente;
·        Desenvolver a coordenação motora ampla;
·        Estimular os alunos ao respeito das regras e ao companheirismo nas atividades competitivas;
·        Promover a estimulação do raciocínio, da percepção e da agilidade;
·        Despertar a percepção dos limites do corpo;




5.Metodologia:

            O trabalho aqui proposto busca trabalhar a recreação, como algo que venha a contribuir no processo ensino-aprendizagem .No entanto, apesar de este estar inter-relacionado com outras áreas, terá que ser especificado um horário próprio para as pesquisas e a prática recreativa. Com referência ao ambiente devemos ter claro que este abarca desde o pátio da escola, que é o espaço mais amplo, onde acontece as brincadeiras espontâneas e mais diversas, até o pátio, a sala de aula e a sala de informática que é um espaço menor e devido a isto, também as atividades são mais calmas e envolvem jogos que não exploram tanto o aspecto físico, mas colaboram no desenvolvimento mental.



6. Avaliação

            A avaliação se dará no transcorrer das atividades através do desempenho e participação dos alunos. 






Anexos



• Brincando de pular corda






Pular corda ou saltar corda é uma brincadeira tradicional que envolve grande atividade física e coordenação. Tais características fizeram da recreação um desporto, às vezes chamado por seu nome em inglês - rope skipping - que não consiste apenas em pular corda, mas também executar uma série de saltos, acrobacias, manejos com a corda, buscando a sincronia dos saltadores com uma música em execução.



• Brincando de não – me - olhe





Não me olhe de lado que eu não sou melado..
Não me olhe de banda que eu não sou quitanda.
Não me olhe de frente que eu não sou parente.
(...)
Não me olhe no meio que eu não sou recheio.
Não me olhe na janela que eu não sou panela.
Não me olhe da porta que eu não sou torta.
Não me olhe do portão que eu não sou leitão.
Não me olhe no olho que eu não sou caolho.
Não me olhe na mão que eu não sou mamão.
(...)








Jogo da forca





Usando o vocabulário das partes do corpo jogue o jogo da forca com seus amigos.


• Jogo da velha com Preposições/Verbo



Observe a gravura e responda as perguntas. Se você e seu colega acertarem, façam sua marca no jogo da velha, se vocês errarem o outro par é que marcará .




• Jogo do Mico.
Você sabe jogar o Jogo do Mico? É só formar os pares, se você ficar com uma carta que não tenha par, você é o “mico”! Agora,vamos jogar! Pinte as cartas que não estão coloridas! É só formar os pares, se você ficar com uma carta que não tenha par, você é o “mico”!




• Jogo da Amarelinha


Faça um risco no chão e numere de 1 a 10, no último faça um arco representando o céu. Pule com um pé só dentro de cada quadrado sem errar.


• Batata quente

As pessoas ficam em círculos e alguém fica de fora e passam uma bola bem rápido de mão em mão e quem estiver fora diz Batata Quente, quando a bola parar a pessoa é queimada e é eliminado.


• Chicotinho

Faz-se uma fila de crianças. Outra criança devera regular a corda com as duas mãos e começou a girá-la no chão. As crianças da fila começam a pular uma por uma. Sai da brincadeira quem pisar na corda .


• Escravos de Jô

Duas pessoas cantam a música Escravos de Jô, cada uma com uma caixinha, pedrinha ou um bombom na mão e vai seguindo o que diz a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário